Friederich List
Economista alemão, nacionalista e precursor da Escola Historicista, Friedrich List nasceu em Reutlingen, Württemberg. Foi professor de Economia Política na Universidade de Tubinga.
Era partidário da intervenção do Estado para forçar a industrialização já que considerava que era a única forma de tirar um país da pobreza.
Foi um dos primeiros economistas a estabelecer um esquema de evolução econômica em etapas.
Georg Friedrich List (1789 — 1846) foi um economista alemão, partidário do protecionismo. Até meados do século XX a sua obra era a mais traduzida de qualquer economista alemão, com exceção de Karl Marx. Foi nos Estados Unidos onde obteve inspiração, principalmente a partir do “Relatório sobre as Manufaturas” do então secretário do Tesouro norte-americano, Alexander Hamilton, que o levou a economia. Foi um dos inspiradores da criação da União Aduaneira dos Estados Alemães de 1834 (Zollverein), que abrangeu a maior parte das entidades políticas que formaram a Alemanha unificada.
ESCOLA HISTORICISTA
A chamada Escola historicista alemã de economia foi uma escola de pensamento - principalmente alemã -, que defendia que o estudo da história é a principal fonte de conhecimento sobre as ações humanas e sobre matérias economicas. Isso porque a economia é dependente da cultura e não pode ser tomada por universal no espaço ou no tempo. Isto expressou uma rejeição da idéia de que teoremas economicos podem ser tidos como universalmente válidos.
Os seus autores perceberam a Economia como uma ciência que se dedica à análise rigorosa da realidade e não à dedução de teoremas de acordo com a lógica.
INFLUENCIA:
Em 1792, o então secretário do Tesouro norte-americano, Hamilton, apresentou o "Report of Manufactures", o primeiro projeto de defesa das manufaturas norte-americanas, em reação ao protecionismo que havia na Europa. As tarifas iniciais foram insuficientes. Mas em 1808, com a guerra explodindo, o comércio com a Europa foi interrompido. Em um