AS VEIAS ABERTAS DA AM RICA LATINA
A América foi descoberta em 1492. Três anos após o descobrimento, Cristóvão Colombo dirigiu uma campanha militar que matou os índios da Ilha Dominicana, sendo que alguns dos que sobraram, acabaram sendo vendidos como escravos.
A ocupação portuguesa e espanhola combinava a transmissão da fé cristã e o roubo das riquezas nativas.
O sofrimento imposto aos índios foi enorme. Muitos se suicidavam, outros se entregavam diante da escravidão e grande parte era derrotada por bactérias e vírus vindos da Europa.
A diferença do desenvolvimento entre os conquistadores e os índios pode explicar o motivo de tais derrotas.
A população de índios, por conta disso, sofreu perdas enormes,
Num primeiro momento após o descobrimento, os principais objetos de exploração foram os metais, particularmente a prata, em Potosí (na Bolívia) e o ouro em Ouro Preto – Minas Gerais (no Brasil).
Nesse processo, a maioria dos índios morreram. Alguns tentaram resistir, mas eram impiedosamente massacrados, como, por exemplo, o líder indígena Tupac Ámaru, que encabeçou um movimento revolucionário, mas acabou sendo executado e mutilado, junto com sua família e partidários, em praça pública.
Um fato importante , que grande parte dos metais explorados na América Latina servia somente para enviar aos países europeus.
No caso brasileiro quem se beneficiou, particularmente, foi a Inglaterra.
Além do mais, quase tudo o que era consumido no Brasil, vinha da Inglaterra, inclusive as vestimentas dos escravos negros que trabalhavam nas minas brasileiras.
A busca do ouro e da prata foi o motor principal das conquistas, e quando se descobriu a rapidez e facilidade de plantar cana-de-açúcar, passaram a explorar isso também, o que trouxe como conseqüência o aumento do número de escravos negros trazidos da África.
Note-se que o açúcar