Criada Em 1997
Criada em 1997, a Associação Peter Pan (APP), assiste a 1.500 crianças e adolescentes, bem como seus familiares, no Estado. Vem realizando um voluntariado responsável e transformador, que se tornou um grande projeto social através de uma rede de ações em vários segmentos sociais, com foco na cura do câncer infanto-juvenil, no Ceará, em parte do Nordeste e todo o Norte do País, no que concerne à Atenção Especializada, transformando a história do câncer infanto-juvenil no Ceará. Desenvolve ações que envolvem, além do tratamento médico especializado, um verdadeiro atendimento humanizado e um eficiente processo de diagnóstico precoce, fundamental à cura.
Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das crianças com câncer e elevar o índice de cura da doença, a Associação Peter Pan (APP) desenvolve há 19 anos ações que envolvem tratamento médico especializado e atendimento humanizado que como objetivo acalentar as famílias que chegam até a APP tendo nas mãos o diagnóstico de câncer. Estas, sempre muito pobres, chegam com fortes preocupações.
O atendimento humanizado feito pela APP visa diminuir o sofrimento dos pequenos pacientes e de seus parentes. Segundo a coordenadora da equipe de voluntariado, na brinquedoteca, as crianças são estimuladas a brincarem livremente e acompanhadas por terapeutas ocupacionais, são incentivadas a criarem laços com o ambiente de tratamento. As crianças têm à disposição diversos brinquedos, jogos interativos, fantasias de personagens de desenhos animados.
No ABC + Saúde, por exemplo, uma pedagoga ajuda as crianças a não perderem o amor pelo aprendizado, resgatando um pouco do ambiente escolar, do qual o paciente às vezes tem que se afastar.
A música tem espaço na APP. Através do Arte e Alegria, as crianças e os adolescentes são estimulados a desenvolver a percepção rítmica, auditiva e gráfica.
Essas ações de humanização hospitalar, onde procuram aliviar a ansiedade dos pacientes que aguardam os