Freud e Jung comparações
Faça um paralelo, entre as duas Teorias Psicodinâmicas estudadas. Estabeleça os comparativos e as diferenças.
PARA FREUD a estrutura da personalidade tem 3 grandes sistemas: ID EGO e SUPEREGO
E cada uma das partes da personalidade total possui funções próprias, propriedades componentes, princípios de operação, dinamismo e mecanismo. E interagem intrinsecamente, o comportamento é quase sempre produto desta interação.
O ID: Sistema original da personalidade, dele originam o ego e o superego. O aparato psicológico é herdado e está presente desde o nascimento, inclui instintos. É o reservatório de energia psíquica e fornece energia para operação dos outros aparatos, estruturas. (Reservatório de energia psíquica que opera pelo processo primário, ( PRINCÍPIO DO PRAZER) regido pelo princípio do prazer)
PRINCÍPIO DO PRAZER: O princípio do prazer busca gratificação imediata sem levar em consideração a realidade exterior.
É a Redução da energia psíquica que aumenta em estados de tensão desconfortáveis, (alívio das tensões psíquicas). Existem 2 processos:
1- Ações reflexas: Ações inatas , reações inatas . Ex.: Espirrar. 2- Processo Primário: A realização do desejo inconsciente se dá por meio das fantasias.
O EGO: Sistema mediador entre o Id (realidade externa) e o superego. O Ego distingue as representações mentais reais, obedece o princípio de realidade ( verdadeiro ou falso) e opera por meio do processo secundário, (PRINCÍPIO DE REALIDADE).
O ego media e integra as funções do id e as exigências e ameaças do superego. É a sede dos mecanismos de defesa.
PRINCÍPIO DE REALIDADE: O principio de realidade Introduz a realidade externa no mundo interno do sujeito.
O SUPEREGO: É o último sistema da personalidade a se desenvolver. É o representante interno dos valores tradicionais e dos ideais da sociedade (pais , sistemas de recompensas e de punições)É a força moral da personalidade.
Instância que normatiza e