trabalho de português
Funções Inorgânicas
O nosso dia-a-dia está repleto de alimentos que apresentam sabor azedo. Como exemplo podemos citar as frutas ácidas como o limão, a acerola, o tamarindo, o umbu, etc. Além das frutas ácidas, o vinagre e outras tantas substâncias também apresentam sabor azedo.
Existe um outro grupo de frutas como a banana e o caju que não apresentam sabor azedo. É possível verificar que após provar essas frutas a boca fica
“travada”. Essa mesma sensação é sentida quando se toma leite de magnésia. Esse sabor característico que “trava” a boca é conhecido como adstringente.
Nesse sentido podemos perguntar − o que será que todos esses alimentos azedos apresentam em comum? E os adstringentes? – na verdade, esses dois tipos de sabores, o azedo e o adstringente, caracteriza dois grandes grupos de substâncias: os ácidos e as bases.
Os ácidos e as bases apresentam íons característicos − no caso dos ácidos, o íon H+, e das bases, o íon (OH)− − que em contato com determinadas regiões da língua fará com que ocorra uma sensibilização da área provocando dessa forma o sabor característico, no caso dos ácidos, azedo, e das bases, adstringente.
papel de tornassol azul e o vermelho. Dessa forma é possível identificar se o meio é ácido utilizando o papel de tornassol azul, já que os ácidos avermelham o mesmo. Um procedimento semelhante deve ser feito para determinação da basicidade ou alcalinidade do meio, só que utilizando o papel de tornassol vermelho, que em contato com as bases fica azulado.
Obviamente em meio neutro o papel de tornassol, tanto azul como vermelho, não terá sua coloração alterada. Inclusive, falando um pouco mais dos indicadores, a partir de uma mistura de indicadores
(fenolftaleína, azul de bromotimol, alaranjado de metila, e outros) pode-se determinar com grande exatidão − devido às diferentes cores que a mistura de indicadores pode apresentar − a concentração de íons H+ (característico