freqüência
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E
CONTABILIDADE
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
SÉRIE DE WORKING PAPERS
WORKING PAPER Nº 04/006
A LISTA DE PRESENÇA NA PERSPECTIVA DOS
ALUNOS DE GRADUAÇÃO
ANDRÉA YUMI SUGISHITA KANIKADAN
FEA-USP
Este artigo pode ser obtido no site: www.ead.fea.usp.br/wpapers Os comentários, críticas e sugestões devem ser enviados ao e-mail: andreak@usp.br UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
A LISTA DE PRESENÇA NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS
DE GRADUAÇÃO
Autor: Andréa Yumi Sugishita Kanikadan
Mestranda em Administração – FEA/USP e-mail: andreak@usp.br
1
RESUMO
O objetivo do trabalho é conhecer a opinião dos alunos do curso de
Administração da FEA/USP, quanto à utilização da lista de presença como instrumento de controle de freqüência. A freqüência obrigatória representa uma exigência que está nas Leis das Diretrizes Básicas estabelece ao ensino superior. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de caráter preliminar e exploratório, com uma turma de alunos cursando uma determinada disciplina do referido curso, representando uma amostra de 40 respondentes. Os resultados mostram que grande parte dos alunos entende que a lista de presença é uma maneira de prender o aluno na sala, gerando indagações sobre sua real função e o impacto que isso traz ao desempenho do professor e o aprendizado dos alunos.
1. Introdução
A questão relacionada ao comportamento dos alunos diante dos professores é uma situação crítica que apresenta problemas desde níveis mais básicos (ensino fundamental) até o nível superior de ensino.
Diante de crianças, os professores são forçados a utilizar toda a psicologia que possuem como forma de administrar os conflitos que surgem devido às diferenças de educação e valores que são ensinados no lar e a reação que a criança se submete ao cair no mundo.
Quando essas mesmas crianças crescem,