Frequencias
Alternativamente, podemos medir o tempo decorrido para uma oscilação. Este tempo em particular recebe o nome de período (T). Desse modo, a frequência é o inverso do período.
Unidades de medida mais usadas
Hertz (Hz): Corresponde ao número de oscilações por segundo. Nome dado em honra ao físico Alemão Heinrich Hertz.
Rotações por minuto (rpm): Corresponde ao número de oscilações por minuto.
ondas de rádio e televisão
As ondas de rádio, também designadas por ondas de radiofrequência, consistem em ondas eletromagnéticas com um grande comprimento de onda compreendido entre cerca de 10-3 e 104 m e baixa frequência desde cerca de 105 a 1011 Hz.
Na parte do espetro de radiofrequência encontram-se incluídas: as micro-ondas usadas quer em telecomunicações quer para cozinhar; as ondas de ultra-alta frequência (UHF) e as de alta frequência (VHF) usadas na televisão e nas comunicações de rádio FM (modulação de frequência) e as ondas curtas, médias e longas usadas nas comunicações de rádio AM (modulação de amplitude).
Para transmitirem informação, as ondas de rádio têm de ser moduladas e são recebidas por um recetor de rádio. Este tipo de ondas é gerado por eletrões em oscilação nos fios metálicos ou válvulas de transmissão, o que acontece por exemplo nas antenas que emitem as ondas no ar.
Por outro lado, as estrelas emitem ondas de rádio que podem ser detetadas e estudadas através de radiotelescópios.
As ondas celestes são refletidas pela ionosfera e permitem que sejam feitas transmissões a longa distância. A ionização dos átomos e moléculas na ionosfera é provocada em larga escala pela radiação ultravioleta e raios X provenientes do Sol e, por isso, as condições diferem entre a noite e o dia. A ionização na região inferior da ionosfera diminui à noite com a falta da luz solar e os