Causas da I Guerra Mundial
HISTÓRIA – 9º ANO
FICHA DE TRABALHO
AS CAUSAS DA I GUERRA MUNDIAL (1885 – 1914)
1. O Imperialismo Económico (Colonialismo):
Devido à conquista de territórios para colonizar, aumentaram em África as tensões entre a Alemanha, a França e a Grã-Bretanha, resolvidas parcialmente pela Conferência de Berlim (1885) e o Direito da Ocupação Efetiva dos Territórios. No oceano Pacífico e na Ásia aumentou a tensão entre o Japão e os Estados Unidos da América.
Estes cinco países eram as Grandes Potências mundiais.
Portugal, defensor do princípio do Direito Histórico de Descoberta, viu-se forçado a abandonar o projeto do Mapa Cor-de-Rosa, entre Angola e Moçambique, devido ao Ultimato que lhe foi feito em 1890 pela Grã-Bretanha (interessada na colonização desse território) e à sua incapacidade em lutar pela sua Ocupação Efetiva.
2. O Nacionalismo:
Devido a um sentimento de superioridade das nações das Grandes Potências, aumentaram as rivalidades entre elas, principalmente entre a Alemanha, por um lado, e a França e a Inglaterra, por outro.
As pequenas nações dos Balcãs imitaram atitudes das Potências, desejando tornar-se independentes do Império Austro-Húngaro e afirmar-se perante as nações vizinhas.
3. O Sistema de Alianças:
Formou-se a Tríplice Aliança (constituída pela Alemanha, pelo Império Austro-Húngaro e pela Itália – as Potências Centrais) A esta opôs- se a Tríplice Entente (constituída pela França, pela Grã-Bretanha e pelo Império Russo) cujos membros cercavam as Potências Centrais da Tríplice Aliança.
Objetivo das alianças: Dissuasão de um eventual agressor através da solidariedade dos aliados.
Risco das alianças: Generalização rápida de um conflito entre países das alianças devido à corrida aos armamentos.
4. O assassinato do herdeiro do Império Austro-Húngaro por um terrorista de uma nação dos Balcãs (a Sérvia) cuja Religião era partilhada pela Rússia.