I guerra mundial
O INÍCIO DO SÉCULO ( TENSÕES MUNDIAIS: A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E A CRSE DO IMPERIALISMO
A CRISE IMPERIALISMO ( a disputa imperialista colocou as potências européias em posição de antagonismo ( a disputa por mercados e zonas de influência acirraram os conflitos conduzindo à I Guerra Mundial)
A SITUAÇÃO INTERNA DAS NAÇÕES EUROPÉIAS NO PRÉ-GUERRA:
INGLATERRA
ALEMANHA
FRANÇA
RÚSSIA
IMPÉRIO ÁUSTRO-HÚNGARO
SÉRVIA
QUESTÕES:
I. Ao longo da segunda metade do século XIX, as principais potências capitalistas consolidaram seu domínio sobre vastas regiões do globo. Tal corrida colonial deu-se sob a égide do imperialismo.
As alternativas abaixo, com EXCEÇÃO de uma, descrevem características desse conjunto de mudanças. Assinale-a:
A) A divisão da maior parte dos continentes africano e asiático em decorrência do processo de conquista militar e econômica realizado pelos europeus.
B) O surgimento, nas áreas coloniais, de uma elite nativa ocidentalizada, que acabaria tendo um papel fundamental nos processos de independência ocorridos ao longo do século XX.
C ) O desenvolvimento de uma economia internacional baseada na concorrência por mercados para consumo de produtos manufaturados e para investimentos de capitais.
D) O fortalecimento dos ideais nacionalistas nos países capitalistas centrais e a intensificação da produção armamentista por parte de seus respectivos governos.
E) A aceitação da dominação imperialista, pelas populações coloniais, como fato que permitiria a superação gradual da pobreza e da barbárie pelo progresso e pela civilização. II. A partir da segunda metade do século passado, as potências européias desenvolveram uma política externa expansionista em busca de colônias e áreas de influência.
Considere as afirmações sobre o neocolonialismo do século XIX.
I - Foi motivado pela expansão industrial, que gerou a necessidade de novos mercados fornecedores e