I Guerra Mundial
Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918)
Antecedentes:
Bélle Époque: expressão que designa o clima intelectual e artístico europeu entre 1870 e o início da
Política de Alianças
Tríplice
Aliança
(Centrais)
Tríplice
Entente
(Aliados)
•Alemanha, Itália e Áutria Hungria
•Inglaterra, França e Rússia
1ª grande guerra. Foi uma época de profundas transformações no pensamento e na cultura. Invenções tecnológicas como o automóvel, o avião, o telefone, o cinema, a bicicleta, o telégrafo sem fio, e a inauguração da Torre Eiffel, marcaram o período.
Imperialismo: é a política de expansão e o domínio
territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras, ou sobre uma ou várias regiões geográficas.
Após a Revolução Industrial iniciou-se uma competição no mercado. Algumas empresas faliram e outras cresceram muito. Dessa forma, Os chamados monopólios (grandes empresas) passaram a controlar os grandes setores da economia. Tais empresas queriam crescer e enriquecer cada vez mais.
Desejavam matérias, mão-de-obra barata e mercados consumidores. Para conseguir tudo isso as empresas (monopólios) precisavam investir capital em outros lugares do mundo e criar impérios econômicos (principalmente em países de economia mais frágil) e tudo isso com a ajuda de seus respectivos governos.
O choque desse imperialismo entre os países acabou levando a Primeira Guerra Mundial.
O Imperialismo estava ligado a dois fenômenos:
- Investimento de capital no estrangeiro
- Domínio econômico de um país sobre o outro
O imperialismo exercido pelas nações mais desenvolvidas a nível político gerou um estado de tensão permanente entre as potências (tensão imperialista), dada à repartição desigual das zonas de influência. Essas tensões provocaram rupturas no equilíbrio europeu, impossíveis de serem contornadas pela via diplomática. Isso levou os europeus a desencadearem uma corrida armamentista e uma política de