CPC 09 - DVA
Dentro da DVA (Demonstração do Valor Adicionado), vamos encontrar alguns pronunciamentos como: Valor Adicionado, Receita de Venda de Mercadorias, Produtos e Serviços, Outras Receitas, Insumos Adquiridos de Terceiros, Depreciação, Amortização e Exaustão e Valor Adcionado Recebido em Transferencia.
A DVA é um demostrativo que elemina os valores com dupla-contagem, mostra o que a entidade traz de beneficios para a sociedade e o valor agregado aos insumos adquiridos de terceiros e que são vendidos ou consumidos por determinado periodo.
Na DVA deve ser apresentado a riqueza adiquirida pela entidade de forma detalhada. Deve ser composta da seguinte forma: *Receita - Vendas de Mercadorias; Produtos e Serviços; Outras Receitas; Provisão para Creditos de Liquidação duvidosa. *Insumos Adquiridos de Terceiros - Custo dos Produtos, das mercadorias e dos serviços vendidos; Materiais, energia, serviços de terceiros e outros; Perda e recuperação de valores ativos, depreciação, amortização e exaustão. *Valor Adicionado Recebido em Transferencia - Resultado de Equivalência Patrimonial; Receitas Financeiras; Outras Receitas.
A distribuição da riqueza é composta por: *Pessoal - Remuneração Direta; Beneficios; FGTS; *Impostos, Taxas e Contribuições - Federais; Estaduais; Municipais. * Remuneração de Capitais de Terceiros - Juros; Alugueis; Outras. * Remuneração de Capitais Proprios - Juros sobre o Capital Proprio (JCP) e dividendos; Lucros Retidos e Prejuizos do Exercicio; As contias destinadas aos socios e acionistas na forma de juros sobre o capital proprio - JCP.
Temos alguns casos especiais: Depreciação de itens reavaliados ou avaliados ao valor justo; Ajustes de exercicios anteriores; Ativos construidos pela empresa para uso proprio; Distribuição de lucros relativos a exercicios anteriores; Substituição Tributaria.
A DVA é um demostrativo Contabil que informa sinteticamente os valores correspondentes á formação da