Artigo
Ana Virgínia Lisboa Landim
Ruth Maria Duarte Moreira
Vladson Maia
Flávio Domingos
Paulo André Rodrigues Nascimento
RESUMO
A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é um tipo de relatório contábil que tem por objetivo demonstrar o quanto a empresa gerou de riqueza em um determinado período de tempo e como essa riqueza é distribuída entre aqueles que colaboraram na formação dela.
Criada na Europa por recomendação da ONU, a DVA é importante para analisar a capacidade da empresa de gerar riqueza e como ela está sendo distribuída entre os colaboradores que contribuíram para sua geração, como também para auxiliar no cálculo do PIB e de indicadores sociais.
Sua obrigatoriedade contempla as Sociedades Anônimas de capital aberto através da Lei n.° 11.638/07 e sua divulgação deve acontecer ao final de cada exercício, atendendo aos requisitos do CPC 09 e da legislação societária, assim como também estar baseada no princípio da competência, nas demonstrações consolidadas e na DRE.
A análise isolada da DVA pode ser realizada através das análises vertical ou horizontal, o que nos fornece informações sobre a capacidade da entidade em gerar riquezas. Através da metodologia de pesquisa indutiva e a partir de dados coletados em livros, notas de aulas e internet, podemos concluir que a Demonstração do Valor Adicionado representa um relatório de grande importância aos interessados na empresa no que tange ao fornecimento de informações relativas a capacidade da empresa em gerar riqueza e o quanto dela está sendo distribuída a cada um dos seus colaboradores.
Palavras-chave: Demonstração do Valor Adicionado. Pronunciamento Técnico CPC 09. Comitê de Pronunciamentos Contábeis.
1 INTRODUÇÃO
A riqueza gerada no país durante determinado período de tempo é definida como Produto Interno Bruto (PIB), sendo ela calculada sobre o valor monetário da produção de todas as empresas existentes no país.
Assim como é possível calcular a