Frenagem
Frenagens para motores elétricos
Sapucaia do Sul, 06 de novembro de 2013
Motor por frenagem por C.C
Conceito: a frenagem do motor por corrente contínua, que consiste em retirar a corrente alternada que alimenta motor e ao mesmo tempo injeta uma corrente contínua no motor e com isso provoca a frenagem do motor.
Circuito de força e comando
Fonte: clube da eletrônica
Descrição do funcionamento: ao pressionar BL, o contator K1 é energizado, fornecendo ao motor uma corrente alternada. Quando o motor é desligado energizará os contatores K2 e K3 que injetará no motor uma contente contínua, que criará um campo magnético estacionário.
(fixo) no estator. Este campo se opõe ao movimento do eixo do motor, o que fará com que ocorra a frenagem.
Motor com frenagem contra corrente
Conceito: Este tipo de frenagem é obtido pela inversão do sentido da corrente circulante no motor, o que caracteriza o surgimento de correntes elevadas.
Diagrama força e comando
Fonte: ebah.
Descrição do funcionamento: ao ser energizada a rede trifásica, teremos tensão nas linhas de comando, e através dos fusíveis de proteção, e do contato NA de, através do contato NF do relé térmico de sobrecarga, e inferior das bobinas C1 e C2. Estando b o no repouso, seu contato NF está fechado e o NA está aberto, mantendo energizados os pontos superiores do botão liga e do contato normalmente aberto de C1. Ao ser acionado o botão liga , seu contato se fecha, energizando o ponto superior da bobina C1 através do contato NF de C2. C1 abre seu contato NF, bloqueando C2 e fecha seu NA fazendo seu selo. Nessas condições, o motor parte e permanece ligado, fazendo com que o dispositivo de frenagem feche seu contato NA , por ação da força centrífuga. Quando é acionado o bo tão desliga provocando a parada do motor, é interrompi- do o percurso da corrente, que fluía pelo contato NA de C1,