Relatorio de frenagem
Resumo— Durante o experimento é discutida a frenagem de um motor de corrente contínua, mais especificamente a frenagem dinâmica. Nesse processo é usada uma resistência de frenagem de valor variável, para que possamos ver as variações de corrente, potência e tempo de frenagem. Também será avaliada a mudança do comportamento da máquina de corrente contínua, passando do funcionamento como motor para o funcionamento como gerador. Através dos valores de potência a vazio é possível estimar os valores das perdas rotacionais da máquina e do torque de atrito.
Palavras-chave: Frenagem Dinâmica, Motor CC, Frenagem de Máquinas.
Nomenclatura
Máquina Rotativa -- É um equipamento destinado a converter energia mecânica em energia elétrica, ou vice-versa. No primeiro caso elas recebem o nome de motores elétricos e, no segundo, geradores elétricos.
Trafo -- Nomenclatura informal abreviada para transformador.
Gerador -- É um dispositivo utilizado para a conversão da energia mecânica, química ou outra forma de energia em energia elétrica.
D.C. – Corrente contínua.
Introdução
T oda e qualquer máquina rotativa, ao longo de sua operação passa por processos de aceleração e desaceleração em conseqüência do seu meio ou tipo de operação, porém durante algum momento, esse processo irá demandar algum tipo de frenagem, que pode ser tanto soba presença ou não de energia elétrica. Os processos de frenagem têm na maioria das vezes o intuito de reduzir o tempo necessário para a paralisação da máquina, uma vez que dependendo de algumas circunstâncias, esse processo pode ocorrer com ou sem a presença de energia elétrica, esta por sua vez permite um controle sobre a ação.
Quando a frenagem ocorre na presença de energia elétrica fornecida regularmente,essa ação se dá de forma otimizada através de circuitos eletrônicos elaboradores de forma a ter os menores danos possíveis ao sistema, pois ocorre de forma devidamente