Freguesias
Área 19,27 km² (CAOP v5) | População 39 516 hab. (INE 2001)
Executivo:
Presidente: Francisco Correia de Figueiredo Andrade
Secretário: José Marques Gomes Murta
Tesoureiro: Pedro Manuel Pinto Mendes de Abreu
Vogal: Maria da Graça Marques de Oliveira
Vogal: Valentim Mendes Vicente
Vogal: António Gomes Figueiredo
Vogal: Maria de Lurdes Mendes Rocha Cró Braz
E-mail: jfsao@hotmail.com
Web site http://www.jfsao.pt/
Criada em 1855, e contrariando as leis da natureza, a Freguesia de Santo António dos Olivais já nasceu crescida. Considerada desde logo como sendo a maior de Coimbra e uma das maiores de Portugal, tem actualmente cerca de 60 mil habitantes. Nela é possível encontrar duas áreas distintas: a urbana e a rural.
A sua urbanização é muito marcada pelo casario das zonas residenciais que desde muito cedo se terão começado a desenvolver. Tal se deve, em parte, à presença do antigo Mosteiro de Celas que, situado numa área erma de Coimbra, onde a paisagem se caracterizava pela existência de pinhais e olivais, foi permitindo as construções em seu redor.
Actualmente, porém, não é apenas junto a este mosteiro que podemos encontrar bairros habitacionais. As zonas da Solum, Vale das Flores, Tovim ou Chão do Bispo são exemplos do grande crescimento da freguesia. Picoto, Vale de Canas, Casal do Lobo, Cova do Ouro, Alto de S. João, Pinhal de Marrocos ou Portela compõem o panorama rural da freguesia de Santo António dos Olivais.
Foi esta freguesia, desde sempre, muito marcada pela religiosidade, aspecto presente não só nas celebrações eucarísticas mas, sobretudo, em importantes festas e romarias, realizadas em diversas épocas do ano, com destaque para a romaria do Espírito Santo.
Desde muito cedo que a zona dos Olivais foi procurada por monges, que ali encontraram a paz necessária à espiritualidade e refúgio.
A pequenina ermida de Santo Antão é prova disso, deu