freguesias
Trabalho Realizado por: Eva Miguel, nº23, 10ºD.
Professor: Miguel Carvalho.
Disciplina: Área de Integração. Ordenação heráldica do brasão e bandeira
Armas - Escudo de prata, capa de vermelho aberta, rasgada em pala e duas pinhas de verde, com agulhas do mesmo, tudo alinhado em roquete; em campanha, ponte de três arcos de negro, realçada do campo, firmada nos flancos e movente de um pé ondado de azul e prata de três tiras. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: " S. MARTINHO DA CORTIÇA ".
Dados
Área: Cerca de 32,71 Km2.
Localização: A freguesia de S. Martinho da Cortiça está situada no extremo noroeste do concelho de Arganil, no distrito de Coimbra. Faz fronteira a sudoeste com o concelho de Vila Nova de Poiares, a noroeste com o de Penacova e a nordeste com o de Tábua. Encontrasse a cerca de 30 min. de Coimbra e a menos de 50 minutos de Viseu.
Número de Habitantes: Atualmente tem 1524 habitantes, dos quais 740 homens e 784 mulheres.
Patrimônio: Igreja matriz, Capela de Santo Amaro e cruzeiro.
Gastronomia: Chanfana de borrego e torresmos.
Artesanato: Tecelagem, bordados, tapeçaria e tanoaria.
Orago: S. Martinho.
História da freguesia A primeira referência histórica à igreja de S. Martinho, em outro tempo da Sanguinheda, remonta ao ano de 1141, altura em que a freguesia pertencia à herdade de Pombeiro e Souto Seco, instituída pela rainha D. Teresa em 1126. Nesta altura estaria já situada no Passal, um sítio ermo na parte traseira da colina em que assenta a povoação de S. Martinho, entre a Cortiça e a Sanguinheda. Foi construída como tantas outras fora do povoado, ao lado da antiga estrada da Beira. Suspeitasse que a sua fundação possa remontar a finais do séc. IX, logo após a