Frege
2) Explique a crítica fregeana em relação ao psicologismo na Filosofia (a saber, o debate entre Idealismo e Empirismo).
3) Por que Frege entendia que o Logicismo se apresentava como solução para o dualismo filosófico a um ponto em que pudesse tornar a Filosofia uma disciplina adequada ao discurso racionalista? Ou ainda, como o Logicismo propiciava a entrada da Filosofia no conceito de Ciência (entendida como Wissenschaft)
Respostas:
1) Para a “Linguistc Turn”, Frege foi bastante expressivo, pois quebrou com toda uma cadeia do pensamento contemporâneo que tentava explicar o mundo através da psicologia, do posteriori. Frege explicava seu pensamento como se tudo pudesse ser entendido pela lógica e matemática, assim sendo, um mundo inteiramente a priori. Como se nada pudesse ser criado, pois tudo já era existente.
2) Frege faz essa crítica, pois, para ele a filosofia deveria se ver livre do psicologismo. Ele defendia uma filosofia pragmática, pautada em conceitos matemáticos, que seriam irrefutáveis, estariam acima de qualquer indagação. O que acontece no psicologismo é o inverso, pois, nele existe margem para subjetividade, interpretações diversas. Nisso que consiste a crítica Fregeana.
3) Porque, o logicismo, viria para legitimar a filosofia como uma coisa lógica e que portanto se basearia em fatos lógicos,observações,comprovações. Isso se opunha ao dualismo filosófico que reinou durante séculos. Pois, para Frege não existia diversas formas e sim apenas uma forma de se chegar a algum ponto e essa maneira seria prática e sistematizada, contrariando assim todo o material filosófico construído até então.