Gottlob frege
-Distinção entre objeto de conhecimento e seu reconhecimento formulada em termos da diferença entre atos de asserção subjetivas e o conteúdo objetivo asserido. Distinção entre ideia e representação que tem uma natureza mental e seu conteúdo *Estados mentais; *Realidade atual; *Ideias objetivamente válidas.
-Investigação lógica é um pensamento caracterizada como algo de objetivo e atemporal e não como algo psicológico e subjetivo.
Ex.: 2+3=5
-O princípio de invetigação filosófica é a análise do significado e não de processos mentais subjetivos. A análise do significado é como a linguagem é construida e como funciona.
-O objetivo de Frege é a distinção entre sentindo e referência. *A refência é o objeto designado ele próprio; o sentindo é o modo de designar o objeto!
Ex.: "VÊNUS" "a estrela da manhã" "a estrela da tarde"
-O sentido de uma expressão é a maneira pela qual sua referência é determinada. É o que sabemos quando entendemos uma expressão. -Por exemplo, uma expressão pode ter sentido e não ter referência.
Ex: O maior número primo.
-Para Frege sentenças possuem sentindo e referência. No caso de sentenças declarativas ou asserções, a referência da sentença não se altera se substituímos expressões linguísticas por outras com a mesma referência.
Ex.: " Machado de Assis foi o fundador do A.B.C" " O autor de Quíncas Borba foi o fundador do A.B.C."
-Sentença expressa um "pensamento" (conteúdo proposional)
Ex.:"A estrela da manhã é iluminada pelo Sol." "A estrela da tarde é iluminada pelo Sol." o "pensamento" muda, mas a referência é a mesma, trata-se do mesmo astro do céu. Para Frege as referências das sentenças consistem no verdareiro e no falso. - Uma teoria de significado deve tratar de três grandes questões: *A questão do sentido: aquilo que compreedemos; *A questão da referência: aquilo que se fala; *A questão da verdade: se aquilo que se fala é verdadeiro ou falso, em