“A INVESTIGAÇÃO LÓGICA DO PENSAMENTO DE FREGE EM ANÁLISE COMPARATIVA À FILOSOFIA DA MENTE DE THOMAS NAGEL”
DE FREGE EM ANÁLISE COMPARATIVA
À FILOSOFIA DA MENTE DE THOMAS NAGEL”
RAFAEL FONSECA DE OLIVEIRA SANTANA
RESUMO
O presente artigo tenta demonstrar em que sentido analítico à lógica presente em Frege no artigo “O Pensamento: Uma Investigação Lógica” (1918-19) estabelece comparações à filosofia da mente de Thomas Nagel mais especificamente no artigo “O que é ser como um morcego?”(1974). Pois apesar dos sentidos dispares que têm estas filosofias, a filosofia fregeniana aponta uma solução a qual seguirá análoga ao trabalho de Nagel porém na linguagem analítica da filosofia da mente contemporânea.
Palavras-chave: Lógica, Filosofia da Mente, Filosofia da Linguagem
ABSTRACT
This article attempts to demonstrate that analytical sense to this logic in Frege in the article "The Thought: A Logical Investigation" (1918-19) provides comparisons to the philosophy of mind of Thomas Nagel specifically in the article "What is like to be a bat ? "(1974). For despite the disparate meanings that have these philosophies, the philosophy fregeniana points which follow a solution analogous to the work of Nagel but the analytical language of contemporary philosophy of mind.
Key-words: Logic, Philosophy of Mind, Philosophy of Language
INTRODUÇÃO
Para fomentar o embate filosófico sobre o isomorfismo entre linguagem e realidade Gottlob Frege publica em 1918 um artigo após um grande período sem publicações devido a Teoria das Descrições de Russel. Nesse artigo intitulado “O pensamento: Uma investigação lógica”1 Frege de forma analítica vai explicitar os domínios do pensamento como linguagem e a realidade que o confere, assim como a aferição do pensamento como linguagem sobre a realidade que cerca o homem. Frege inicia a investigação do pensamento após uma breve análise sobre o conhecimento verdadeiro, o que é a verdade, afirmando que a verdade é para a lógica assim como o belo é para a estética. A lógica deve conservar a