fran
A medida que o homem enriquecia percebia – se a necessidade do estabelecimento de técnicas para controle e preservação de seus bens e a partir dai iniciou-se a historia da contabilidade dividida em quatro períodos que são:
Contabilidade do mundo antigo: Inicia com a civilização do homem e vai até 1202 da Era Cristã.
Contabilidade do mundo medieval: Da Era Cristã(1202) até 1494 com aparecimento da contabilidade para partidas dobradas.
Contabilidade do mundo moderno: DE 1494 até 1840 com aparecimento da obra “La Cntabilitá Applicatta Amministrazioni Private e Pubbliche”, de Francisco Villa.
Contabilidade do mundo cientifico: Inicia em 1840 e continua até os dias de hoje.
A contabilidade é uma ciência que subcontrola o patrimônio das entidades mediante o registro, a demonstração expositivas e a interpretação dos fatos ocorridos. Seu objetivo é assegurar o controle do patrimônio administrativo e fornecer informações sobre a composição e variações patrimonias.
Cada vez mais imprescindível para as organizações, o contador é o responsável pela organização e regulamentação da empresa, elaboração das demonstrações contábeis e do planejamento tributário. A principal característica do contador é o conhecimento aplicado, ser flexível, ter um conhecimento amplo, compreender as normas da contabilidade, legislação fiscal e comercial, ser capaz de se expressar de forma clara e precisa, utilizar-se das relações humanas, além de técnicas administrativas ser ético, inovador e ter uma fácil adaptação, pois as mudanças fazem parte do cenário empresarial e corporativo.
A evolução da atividade econômica brasileira dá-se pela transformação dos sistemas tributários, feitos ainda pelo Brasil Colônia com as Provedorias da Fazenda Real, que após sua extinção em 1770, surgem as primeiras repartições tributárias no Brasil. Dentre elas, destacam – se o Lucro Real e o Lucro Presumido. No Lucro Real com opção pelo balancete de redução/suspensão,