frade
Centro Universitário de Volta Redondo
UniFOA
Curso de Engenharia Civil
Relatório de Física
Sistema massa - Mola
Volta Redonda
2013
I - OBJETIVO
Verificar que o comportamento estático de uma mola, para pequenas deformações, é corretamente descrito pela Lei de Hooke, e que o período de oscilação de um sistema massa-mola é independente da amplitude, para pequenas oscilações.
Medir grandezas físicas diretas e, a partir de gráficos, determinar outras grandezas.
Analisar o comportamento estático e dinâmico de um sistema massa-mola suspenso.
II – INTRODUÇÃO TEÓRICA
O oscilador massa-mola é constituído por um corpo de massa m ligado a uma mola de constante elástica k, presa a uma parede
(verticalmente ou horizontalmente). Cada mola tem a sua constante elástica, que depende do material de que é feita e da sua geometria. O corpo executa o MHS sobre uma superfície horizontal sem atrito.
Quando a mola é comprimida (ou esticada) e liberada, o corpo passa a executar um movimento unidimensional de vai-e-vem. O movimento é regido pela Lei de Hooke, que relaciona a força restauradora com o deslocamento da massa:
𝐹 = −𝑘. 𝑥 onde F é a força elástica em Newtons, x é o deslocamento em metros e k é a constante elástica da mola.
A esfera suspensa à mola efetua um MHS (desprezando-se a ação do ar). São mostradas as 3 fases do movimento: em (a), (b) e (c) as máximas elongações.
III – MATERIAIS UTILIZADOS
1 haste de apoio
1 balança que registra décimos de grama
1 régua dividida em milímetros
5 pesos (50g cada.)
1 suporte para pesos
1 mola de aço
1 Cronômetro
IV – PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
1. Pendure uma mola flexível (que se alongue facilmente) num suporte vertical. Pendure nessa mola o suporte para massas (esta montagem é também conhecida como balança de Joly). Meça e anote o comprimento da mola X0 (cm).
2. Escolha cinco