Principios dos materiais
1) Listar 6 classificações diferentes de propriedades dos materiais que determinam sua aplicabilidade.
Extensão: Propriedade que a matéria tem de ocupar um lugar no espaço. O volume mede a extensão de um corpo.
Inércia: propriedade que a matéria tem em permanecer na situação em que se encontra, seja em movimento, seja em repouso. Quanto maior for a massa de um corpo, mais difícil alterar seu movimento, e maior a inércia. A massa mede a inércia de um corpo.
Impenetrabilidade: Dois corpos não podem ocupar, simultaneamente o esmo lugar no espaço.
Compressibilidade: propriedade da matéria que consiste em ter volume reduzido quando submetida a determinada pressão.
Elasticidade: Propriedade que a matéria tem de retornar seu volume inicial - após cessada a força que causa a compressão.
Indestrutibilidade: A matéria não pode ser criada nem destruída, apenas transformada.
2) Citar 3 critérios importantes no processo de seleção material.
A seleção de materiais passa a ser uma prática realizada pelas empresas que desenvolvem ou aprimoram seus produtos, no sentido de assegurar a qualidade, a funcionalidade, o desempenho e a redução dos custos em todas as etapas do projeto do produto.
3) Citar os 4 componentes envolvidos no projeto,produção e utilização de materiais, e descrever sucintamente as inter-relações entre esses componentes.
Para iniciar um projeto de um produto, ou um estudo de um novo processo, é necessário selecionar materiais adequados que estabeleçam uma relação de processamento, estrutura, propriedade, desempenho e que atendam as exigências do consumidor final. Estabelecer uma relação entre esses componentes não é tarefa fácil. É necessário conhecer a estrutura química do material, seu arranjo atômico, seu fator de empacotamento cristalino, suas propriedades físicas e mecânicas. Tem-se, ainda, de se conhecer a função a ser desempenhada pelo produto final.
4) Listar as 3 classificações