Analise do modelo metateorico
De acordo com a apostila e o vídeo visto em sala de aula, o conceito de saúde pode ser pensado da seguinte forma: Saúde significa o estado de normalidade de funcionamento do organismo humano. Ter saúde é viver com boa disposição física e mental. Segundo o Modelo metateórico existem as teorias interaccionista e a integradora.
“A interaccionista concebe as dimensões social, psicológica e biológica com uma existência independente, mas que interagem e se influenciam entre si. Esta interação é traduzida hierarquicamente, surgindo à dimensão biológica na base da pirâmide e, portanto, com maior importância”. (Reis, 1998b), ou seja, o médico como autoridade sobre o paciente, sendo o chefe ao do longo do processo de cura do paciente, sem que o mesmo venha a intervir e só tenha a obedecer.
Assim também é mostrado na entrevista de Patch Adams, para ele os médicos utilizam da hierarquia para obter contato com o paciente durante o tratamento, e não se aproxima de forma que proporcione ao doente alegria, humor, compaixão e esperança e foi por isso que Patch criou uma terapia voltada para a cura através do riso ou para diminuir o sofrimento de pessoas que estão doentes. Patch Adams destaca algumas questões culturais já arraigadas na sociedade. “Se não mudarmos de uma sociedade que venera dinheiro e poder para uma que venere compaixão e generosidade, não haverá esperança para a sobrevivência do ser humano neste século” afirmou ele. A sociedade se acostumou com as normas de que o dinheiro está acima de tudo e esquecem de dar importância a questões importantes como a saúde principalmente de pessoas carentes.
A teoria integradora diz: “A integradora ou dialéctica, concebe as dimensões social, psicológica e biológica, integradas num todo dinâmico, superior á soma das partes...”, ou seja, o profissional e o paciente trabalham juntos na recuperação ou no