Durkheim
MIGUEL P CALDAS
.
PARADIGMAS EM ESTUDOS ORGANIZACIONAIS:
UMA INTRODUÇÃO À SÉRIE
Miguel P. Caldas
Professor Associado da Loyola University New Orleans
E-mail: mpcaldas@loyno.edu
Com os dois artigos a seguir, a RAE inaugura a série “RAEClássicos: Textos Essenciais em Estudos Organizacionais”. O objetivo da revista é proporcionar à comunidade acadêmica brasileira matéria-prima para reflexão e orientação em seu trabalho de pesquisa. O meu papel é apresentar e contextualizar a série, além de situar os dois artigos que compõem esta primeira parte da série no quadro da teoria das organizações no Brasil.
PRODUÇÃO INTERNACIONAL E CONTEXTO LOCAL
Nos últimos anos, a RAE trouxe aos seus leitores textos publicados em revistas acadêmicas internacionais de primeira linha. Como crítico constante da importação exagerada e acrítica de modelos estrangeiros também no campo da teoria administrativa, minha percepção sobre a inclusão desses textos em periódicos nacionais foi sempre ambivalente. Por um lado, creio ser o papel das publicações nacionais a veiculação de investigação científica que, antes de mais nada, derive da realidade local e a informe. Por outro lado, devemos considerar que nossos periódicos também têm outra missão, com a qual compartilho em intento e esforço, de inserir a produção científica nacional no cenário internacional. No que se refere à decisão de publicar textos estrangeiros já veiculados em outros países, esses dois objetivos são até certo ponto contraditórios: a abordagem mais local tenderia a reprovar a iniciativa, enquanto aquela que advoga inserção internacional talvez a apoiasse.
O que me motivou a participar da iniciativa desta série foi o seu caráter primordialmente didático e de formação de pesquisadores. Nos últimos anos, tive contato
freqüente com as conseqüências negativas das deficiências de formação conceitual básica em teoria