A Ordem dos Frades dos Menores Capuchinhos
São Francisco Assis
Espírito de Assis
Porciúncula
Ordem Capuchinhos
Missão em Timor
Onde Vivemos
Espaço Jovem
Música
Apontadores
A Bíblia Responde
Terá João Baptista baptizado Jesus?
Terá João Baptista baptizado Jesus? Também na Bíblia, como na vida, as coisas por vezes não são o que parecem. Quando menos se espera, um texto aparentemente simples esconde pormenores importantes, que vão muito para além de um mero efeito de estilo do escritor sagrado. O Baptismo de Jesus é um deles.
Ao cruzarmos o relato dos três evangelistas sinópticos, como faz o autor deste estudo, verificamos que essas pequenas diferenças revelam ou tentam resolver questões e tensões graves das comunidades em que nasceram.
Veja como um texto, aparentemente muito conhecido, adquire outra força a esta nova luz.
Nasce uma festa Numa fresca manhã, provavelmente de Janeiro do ano 27, sobre a encosta que desliza para a margem do rio Jordão perto da povoação de Salim, deteve-se um homem proveniente de Nazaré, de pouco mais de trinta anos. De cima, contemplou o grandioso espectáculo: uma variada multidão de camponeses, soldados, funcionários públicos, homens e mulheres de todas as idades e condição acudiam para serem baptizadas por um austero profeta recentemente aparecido, chamado João. Lá em baixo o profeta, com o rio até à cintura, depois de exortar a multidão à conversão, levantava a sua mão e derramava sobre a cabeça dos penitentes a água cristalina. Naquele agreste cenário de pedras e palmeiras, misturado entre o povo simples, também o homem de Nazaré se dirigiu para João. E submergindo nas águas, como se tivesse culpas que lavar, deixou-se baptizar mansamente. O acontecimento foi considerado de tal importância pela Igreja primitiva, que é relatado pelos três evangelhos sinópticos – Mateus, Marcos e Lucas. Foi imortalizado em inumeráveis quadros, pinturas e relevos, passou a