História da Educação no Brasil
NOME DA DISCILPLINA: História da Educação no Brasil
TITULO: História da Educação no Brasil
CURSO: Pedagogia 1-Pesquisar as mais antigas escolas de ensino fundamental, sobretudo as antigas escolas elementares ou primárias do município, levantando a época e analisando o contexto histórico em que essas surgiram?
Escola: Educandário Seráfico São Francisco de Assis – ESFA e ESESFA Rua Bernardino Monteiro, 700 - Dois Pinheiros - Santa Teresa-ES
1-LEVANTANDO A ÉPOCA E O CONTEXTO HISTÓ RICO QUE A ESCOLA ATENDIA:
Segundo informações obtidas no Plano de Desenvolvimento Institucional -
PDI (2003) e nos arquivos da ESESFA, a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos vem atuando no município de Santa Teresa, na área da educação, há um século. Em 1902, os Padres Capuchinhos fundaram a Escola Paroquial Ítalo-Brasileira “Rita Beverini Machiavelli”, homenagem à falecida esposa do cônsul italiano,Sr. Giovani Batista Beverini que incentivou e colaborou com materiais didáticos. Mais tarde (1916) passou a chamar-se colégio Ítalo-Brasileiro e em 1935 foi transformado no Seminário Seráfico São Francisco de Assis (hoje Educandário Seráfico São Francisco de Assis – ESFA e ESESFA)> Com a revolução de 1930 o Espírito Santo passou a ser governado pelo militar interventor: capitão João Punaro Bleyu, que não era capixaba nemconhecia o Estado. No seu governo (1930 a 1943), os setores de saúde, educação e assistência social foram prioritários.
Em Santa Teresa, foi nomeado prefeito o Dr. Vicente de Oliveira Costa, exercendo o mandato até início de 1933. Ainda em 1930 o colégio Ítalo –Brasileiro fechou suas portas e só reabriu em 1935 como Seminário Seráfico. Tanto o movimento “Legião de Outubro” como o fascismo italiano (confundido com o Integralismo) foram muito bem recebidos em Sta Teresa. Aqui o Integralismo contou, para sua difusão, com o apoio dos padres. A propriedade privada, para os integralistas e para os teresenses, era um bem sagrado e inviolável.