fractais
O objetivo desse estudo é conceituar o que são fractais, a matemática por traz deles, os principais e autores aplicáveis baseadas em fractais. Para apresentar a teoria de fractais iremos inicialmente citar algumas teorias importantes que aparecem inclusas na teoria dos fractais como números complexos, Teoria do Caos.
Desta forma, Fractais caracterizam-se por terem uma aparência confusa e bagunçada, mas quando olhadas matematicamente sua análise denota figuras regulares e apresentam comportamentos curiosos como o de se assemelharem a elas mesmas quando observadas de diferentes escalas de tamanho.
Definição:
Fractais – é um adjetivo e substantivo masculino que se refere ao fragmento a uma figura mesmo ampliada ou recortada não perde o sentido inicial, partindo deste pressuposto existe distintas definições de Fractais que surgiram para refinar a teoria. A noção que serve de fio condutor foi introduzida por Benoît Mandelbrot através do neologismo "Fractal", que surgiu do adjetivo latino fractus, que significa "irregular" ou "quebrado".
Dados e Fatos Relevantes:
A ciência dos fractais apresenta estrutura geométrica de grande complexidade e beleza infinita, ligadas às formas da natureza, ao desenvolvimento da vida e à própria compreensão do universo. São imagens de objetos abstratos que possuem o caráter de onipresença por terem as características do todo infinitamente multiplicadas dentro de cada parte, escapando assim, da compreensão em sua totalidade pela mente humana.
Essa geometria, nada convencional, tem origem remontando ao século XIX e algumas indicações neste sentido vêm de muito antes, na Grécia Homérica, Índia, China, entre outros. Porém, somente há poucos anos vem se consolidando com o desenvolvimento dos computadores e o auxílio de novas teorias nas áreas da física, biologia, astronomia, matemática e outras. Os fractais foram nomeados ao invés de descobertos ou inventados