Fractal
1.1 Objetivos
O experimento realizado tem como objetivo analisar a geometria fractal a partir de bolinhas de alumínio amassadas em diferentes diâmetros.
1.2 Conceitos físicos
Segundo Assis et. al. (2008), um fractal é um objeto que apresenta invariância na medida em que sua escala é alterada, mantendo sua estrutura idêntica a original. Suas principais características são auto-semelhança, sua complexidade infinita, e a sua dimensão. Em outras palavras, pode ser vista como uma réplica em uma escala menor.
Esse ramo da matemática que estuda o comportamento e as propriedades dos fractais descreve muitas situações que a geometria clássica dificilmente explicaria; e assim foram aplicadas em ciência, tecnologia e arte criada em computadores.
Ainda de acordo com Assis et. al. (2008), o termo geometria fractal foi criado em 1975 pelo matemático francês nascido na Polônia, Benoit Mandelbrot[->0]. O adjetivo vem do latim fractus, que significa quebrar.
Segundo Souza Jr. (2002), a propriedade mais notável dessas formas “fractais” é que seus padrões característicos são repetidamente encontrados em escala, de modo que suas partes, em qualquer escala, são na forma, semelhantes ao todo.
O conceito de dimensão fractal vem atualmente sendo aplicado em diversas áreas. Como por exemplo, na medicina é utilizado como método de diagnóstico de patologias, tendo como um dos campos mais desenvolvidos, o diagnóstico de câncer, a partir de imagens de tumores. Pode-se também ser aplicado em diversas áreas da ciência, na mineralogia o objetivo é medir a densidade dos minerais, a evolução dos terrenos e a descontinuidade das rochas.
1.3 Descrições do experimento
A experiência envolve a relação de massa com a medição de diâmetro, identificando se as esferas possuem ou não uma dimensão fractal.
Além disso, o experimento permite identificar as características de um fractal, compreender o que é um fractal, reconhecer as auto-semelhanças na natureza,