Fracasso na Alfabetiza o
1-) Uso incorreto ou pouca verba do governo destinada para esta área.
Quando fiz essa afirmação, não tinha pesquisado sobre o assunto, mas agora não concordo com a mesma, pois em pesquisas percebi que o baixo salário destinado aos professores não é a principal causa do fracasso na alfabetização. Em minhas pesquisas entendi que as escolas não estão preparadas para alfabetizar crianças de maneira eficaz.
De acordo com a "folha online", no piso de 2006 os alunos pioraram na leitura comparando com piso de 2003.
Esse panorama é resultado do grande número de alunos que chegam as escolas mas não são alfabetizados.
A escola precisa se adequar e se preparar dando melhores recursos aos professores para que a alfabetização seja eficaz.
2-) Professores mal preparados
Concordo com essa afirmativa, vivencio isso, tendo como exemplo minhas adolescentes em casa.
Muitas dúvidas das quais elas me perguntam percebo que poderiam ter sido sanadas de forma simples em sala de aula, fora isso, é perceptível pelos comentários delas que o próprio(a) professor(a) muitas vezes não tem o domínio da sala de aula o que prejudica de forma muito grave a alfabetização dos nossos alunos.
Hoje estamos cursando o ensino superior e pelas dúvidas que questionamos em sala de aula percebo que não sabemos as mínimas coisas passadas por nossos professores, muitas delas que deveríamos ter aprendido no ensino anterior ao ingresso a faculdade, estamos aprendendo agora, deixando nossos professores pasmos com nossa falta de aprendizado.
Os exemplos aqui citados indicam que esta falta de preparo não é de agora, infelizmente já vem de tempos e infelizmente piorando com o passar do tempo.
Segundo o estudo realizado pelo instituto brasileiro de geografia e estatísticas "IBGE" 20% dos brasileiros não conseguem compreender textos, enunciados matemáticos e estabelecer relações entre assuntos, apesar de conhecerem letras e números.
Essa é a nossa