Fracasso escolar
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Turma 13
Síntese
Fracasso escolar: Um sintoma social da contemporaneidade.
Carolina Moreira de Oliveira e Natália dos Santos Emídio
29/11/2011
Síntese
Fracasso escolar: Um sintoma social da contemporaneidade.
O tema “fracasso escolar” está muito ativo nas escolas de hoje, é uma patologia recente. Deparamo-nos com crianças que trazem na sua bagagem diversos tipos de sofrimentos, que em muitas situações são atropelados por pais e professores.
Temos escolas hoje que acabam subestimando o aluno e oferecendo a ele uma formação precária, impedindo que esse aluno tenha um conhecimento mais rico, levando-o ao desinteresse, o que faz com que esse aluno desmotivado busque o prazer em outros caminhos, principalmente na marginalização.
Então qual seria o papel da escola perante o fracasso escolar.
Seria formar jovens capazes de analisar criticamente a realidade, procurando uma maneira de agir para transformá-la preservando as conquistas sociais e perpetuando as injustiças. Deve também passar conhecimento, mas orientar seus alunos para que não fiquem submergidos nas ondas da informação.
Para que a escola esteja preparada para o próximo século deverá estar apoiada sobre aprendizagens fundamentais, que são os pilares da educação: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver e aprender a ser. Claro que seguindo as características próprias de sua região.
Então devemos sim quanto educadores, nos preocupar com o futuro dessas escolas hoje, procurando criar e levar para as escolas onde passamos maneiras de trabalhar positivamente com as potencialidades e capacidades do