fracasso escolar
Resumo: O artigo visa relatar as principais causas do Fracasso no Contexto da Escola, entre Mitos e Realidade. O relato reflete o fracasso escolar como uma parte ambígua da realidade que se vivencia hoje no contexto educacional. E os aspectos abordados fundamentam-se em pesquisas bibliográficas e conhecimentos vivenciados no decorrer dos estágios no curso de Licenciatura em Pedagogia. Os resultados evidenciam que a instituição educacional juntamente com a equipe gestora vem buscando a superação com uma visão dialética sobre o assunto para evitar, preconceitos, indefinições, incorreções lógicas e sociais, idéias generalizadas sobre o Mito e a Realidade no campo educacional.
Palavras-chaves: Fracasso escolar, mitos, realidade.
Introdução:
O artigo propõe apresentar as causas do Fracasso no Contexto da Escola entre Mitos e Realidade.
O objetivo é mostrar as principais causas do fracasso que há muito tempo às instituições educacionais convivem com o paradigma de que a culpa era do aluno, pois a maioria das vezes a escola desmistificam que o fracasso escolar está centrado nas classes dos menos favorecidos. Sendo assim, os problemas ou as soluções educacionais não só depende da compreensão da escola, da equipe gestora e das famílias, mas de um trabalho em conjunto e a co-responsabilidade.
A troca de experiências, impressões, duvida, técnicas e tecnologia educacionais é entendida para assumir uma missão pedagógica social e o sistema educacional procura entender a educação e a escola não como ambiente reprodutor de conhecimento, mas como um ambiente de administração de conhecimentos interpessoais. Aliás, a educação na sociedade que se vivencia hoje, é determinada por situações ou realidade estruturais e conjunturais, mas também deve ser determinante no crescimento e desenvolvimento social, superando seus fracassos e não apenas justificando suas limitações.