FQ A 10
Serviço de Fisiologia
Aula Teórico-Prática
DETERMINANTES DA FUNÇÃO
CARDÍACA SISTÓLICA
Prof. Doutor Adelino Leite Moreira
Porto, Ano Lectivo 2001 / 02
INTRODUÇÃO
O rendimento do músculo cardíaco isolado é influenciado por quatro factores principais:
1. A pré-carga, que consiste na tensão exercida sobre o músculo antes deste se começar a contrair. Determina o estiramento passivo do músculo.
2. A pós-carga, que consiste na tensão exercida sobre o músculo depois deste se começar a contrair, ou seja, a soma das cargas contra as quais o músculo tem de se encurtar.
3. A contractilidade, ou inotropismo, que é traduzida pela velocidade e capacidade de encurtamento muscular a níveis determinados de pré-carga e de pós-carga.
4. A frequência de contracção, que afecta a função muscular pela relação força-frequência. Estes factores são também os principais determinantes da função do ventrículo intacto e embora sejam descritos isoladamente por conveniências pedagógicas, estão intimamente relacionados. A abordagem do modo como eles influenciam a função cardíaca constitui o tema principal desta apresentação. Vamos, no entanto, iniciá-la com uma revisão sumária do ciclo cardíaco e dos métodos de avaliação da contractilidade ventricular.
CICLO CARDÍACO
O ciclo cardíaco corresponde ao período compreendido entre um determinado fenómeno e a sua repetição no ciclo cardíaco seguinte. Encontra-se ilustrado nas figuras 1 e 2, as quais servirão de base à descrição que se segue. Embora estejam apenas representados os fenómenos respeitantes às câmaras cardíacas esquerdas, é de referir que nas cavidades direitas os fenómenos são qualitativamente semelhantes. A diferença entre os dois lados do coração manifesta-se apenas por pressões mais baixas à direita e por um desfasamento temporal fisiológico. A figura 1 consiste numa representação esquemática das fases e eventos do ciclo cardíaco, onde se mostram, em