FQ A 10 ano
A terra primitiva nao tinha atmosfera, por isso era bombardeado por meteoritos e cometas. A sua superfície reflectia grande parte da radiacao solar que lhe incidia.
A desintegracao de isótopos radioactivos como o uranio e o torio e o impacto de meteoritos e cometas, levou a libertacao de grandes quantidades de energia, aquecendo o interior da terra. Esse aquecimento levou a fusao dos materiais no interior da terra, e pela forca gravítica os mais densos (ferro e niquel) e os menos densos (silicatos) para a superficie (diferenciacao).
A terra tinha actividade vulcanica muito intensa o que levou a desgaseificacao do seu interior devido a fuga de gases voláteis para a crosta terrestre e rutura de ligações entre gases e rochas.
A atmosfera primitiva não tinha oxigénio, sendo considerada secundaria.
Os gases libertados do interior da terra deram origem a atmosfera primitiva.
Componentes Maioritarios: H2O, CO2, N2
Componentes minoritários: CH4, NH3 – quantidade tao pequena considerada vestigial
Com os gases libertadas durante a actividade vulcanica, atmosfera primitiva ficou saturada de vapor de agua, que comecou a cair em forma de chuva, arrastando consigo o CO2, formando-se os oceanos. A atm ficou com N2 (que tem-se mantido constante) e vestígios de CO2, CH4, NH3, H2 . A radiacao solar destruiu moléculas de CH4 e NH3, formando H e outras moléculas --+ complexa, que terao sido arrastadas pelas chuvas e originado os primeiros organismos vivos. O H escapou pro espaco pois era pouco denso.
Da atmosfera primitiva a actual
Ainda não havia O2; as chuvas arrastaram consigo o CO2 que reagiu com as rochas existentes e formou carbonatos (componentes de rochas sedimentares) .
As radiações UV solares terao ruturado moléculas de H20 formando H e O2 (2H20-> 2H2+O2)
O H voltou a escapar pro espaco, o O2 ficou fixado por metais dando origem aos seus respectivos óxidos, e so mais tarde foi libertado para a atmosfera com o aparecimentos de