Relatório FQ 10 - APL 1.1
APL 1.1 – Absorção e Emissão de Radiação
1 – Questões – Problema
Por que razão as casas alentejanas são pintadas de branco?
Porque é que a parte interna de uma garrafa-termo é espelhada?
2 – Objetivos
Esta atividade laboratorial tem como objetivo principal analisar transferências e transformações de energias em sistemas, comparando o poder de absorção da radiação visível por diversas superfícies (superfície branca, superfície preta e superfície prateada/alumínio). Pretende, também, dar a conhecer que a radiação incidente num corpo pode ser parcialmente absorvida, refletida e/ou transmitida.
Como objetivos secundários, esta atividade pretende não só ajudar na consolidação das matérias abordadas mas também desenvolver capacidades a nível prático (experimental).
3 – Introdução teórica
Todos os corpos recebem radiação. Quando a radiação, emitida por um corpo, incide noutro, uma parte pode ser refletida, outra parte pode ser transmitida e a restante pode ser absorvida.
A absorção e a emissão de radiação, por parte dos corpos, estão relacionadas com a taxa de absorção e emissão da radiação e com a natureza da superfície do corpo. A parte que é absorvida aumenta a energia interna desse corpo, fazendo aumentar o valor da temperatura.
Teoricamente existe:
- O emissor ideal ou corpo negro: aquele cuja superfície não reflete radiação de nenhuma frequência (visível ou não), absorvendo-a, e depois emitindo-a, com emissividade e = 1 para todas as frequências;
- O radiador ideal: aquele cuja superfície não emite nem absorve radiação de nenhuma frequência (visível ou não), apenas a reflete, com emissividade e = 0 para todas as frequências.
Na prática não existem corpos negros, mas existem corpos que se aproximam do emissor ideal, sendo bons emissores, bons absorventes e maus refletores da radiação e existem outros que se aproximam do radiador ideal, sendo maus emissores, maus absorventes e