Forno elétrico a arco
Introdução---------------------------------------------------pág. 2
Forno elétrico a arco--------------------------------------pág. 3
Princípios de funcionamento----------------------------pág. 4
Revestimento refratário---------------------------------pág. 5
Cuidados Durante Operação-----------------------------pág. 5
Vantagens e Desvantagens------------------------------pág. 6
Conclusão-----------------------------------------------------pág. 7
Referência---------------------------------------------------pág. 7
Introdução
A indústria atualmente utiliza muito o aquecimento através de indução. Suas principais aplicações, no campo metalúrgico são a fusão de metais e o tratamento térmico, a fim de se obter um material com características mecânicas especiais que não se pode obter em estado bruto de fundição, dentre as principais vantagens podemos citar a limpeza, a menor contaminação do material a ser fundido/tratado, o custo do consumo de energia (este obviamente, depende da política energética de cada país), etc.
FORNO ELÉTRICO A ARCO
Características Físicas e Técnicas
É constituído por uma panela de seção circular, cujo fundo tem formato de calota. Esta panela é construída em chapa de aço cuja espessura varia de 19 mm a 26 mm e é revestida internamente por materiais refratários. O diâmetro da carcaça depende, naturalmente, da capacidade do forno e da profundidade do banho, a qual varia de 400 mm para os fornos de 5tn, até 1000 mm para os fornos de 120tn.
A tampa ou abóboda é composta por refratários suspensos por aro metálico, refrigerada com água circundante sob pressão. É furada em 3 posições para passagem de 3 eletrodos, que ficam verticalmente sustentados por 3 garras de cobre, acopladas em braços que promovem movimentos ascendentes e descendentes, segundo a conveniência da operação.
A energia elétrica é levada às garras por meio