Forno elétrico a arco
Sinopse:
O princípio de funcionamento do Forno Elétrico a Arco se resume em um sistema de carregamento contínuo e de pré-aquecimento da sucata e gusa sólido chamado Consteel. Através da abertura de um arco elétrico nas extremidades de três eletrodos posicionados sobre a abóbada, inicia-se o processo de fusão da carga metálica. É também carregado o gusa líquido fornecido pelo alto-forno, por um basculador de panela o gusa é conduzido através de uma bica até o interior do forno, dando assim continuidade ao processo de produção de aço. As principais fases do forno são: Carregamento, Fusão e Refino.
Conclusão:
O FEA tem a capacidade de fundir a carga metálica, fazer a redução do teor de fósforo e carbono. Após ajuste de temperatura é feito o vazamento que são adicionados os elementos de liga, e os fundentes para a formação da escória.
A má formação da escória vai impactar na qualidade do aço devido à perda de calor, inclusão como elementos para a formação da escóriae e excesso de alumínio.
1. Introdução O Forno Elétrico a Arco (FEA) tem a função de fundir a carga metálica, convertendo-a em aço líquido, utilizando energia elétrica, fazer o refino e vazar na panela onde é adicionado elementos de liga para dar propriedades ao aço. Conforme figura 01.
Figura 02: Forno Elétrico a Arco
2. Objetivo
Conhecer o processo do Forno elértrico a Arco.
3. Desenvolvimento
O processo do FEA tem a seguintes etapas: preparação, carregamento, consteel, fusão, refino e vazamento.
3.1 Preparação
A preparação consiste basicamente na execução das seguintes atividades: preparação do EBT, prática de produção e carga metálica.
Preparação do EBT
A preparação do EBT consiste na adição de sinter(areia) dentro do canal após o vazamento, podendo ser automático, pela sala de controle ou manual pelos operadores quando necessário. Existe um critério para troca do EBT que é o