Arquitetura antiga - Cromlech de Stonehenge
Podemos dizer que Cromlech de Stonehenge , é um dos mais belos e antigo monumento da Arquitetura Antiga, a mais preservada entre vários monumentos . A estrutura, tem como intenção religiosa, é inteiramente voltada para o sol, é conhecida como “Danças dos Gigantes”, foi concedido esse nome pelo habito romântico que existia na idade media, atribuíram origens de magias e feitiçarias, por isso temos vários monumentos dado o nome de “Pedra das fadas, Pedras que giram” etc...
O Cromlech de Stonehenge é formado por imensos blocos de pedras disposto em forma circular e construídos a partir de 3100 a. C. em três fases. A primeira seria uma estrutura de madeira. A segunda com pedras azuis vindas da região do País de Gales. E a terceira fase constituiria o formato atual do santuário. Essas pedras azuis ainda compõem o santuário, estando localizada em seu circulo central. No núcleo do santuário há uma espécie de altar, formado por bancos de pedras.
O Cromlech localiza se no Sul da Inglaterra, está colocado de modo concêntrico, ocupando uma área de ritual e se pode chegar por meio de uma larga avenida, mede em torno de 90m de diâmetro e aproximadamente 6 m de altura, exibindo um tosco aparelhado em esquadro, alguns desses blocos de pedra estão ligados na parte superior por outros blocos dispostos horizontalmente, a guisa e vergas ou lintel, formando uma estrutura arquitravada.
Existem três monólitos ligados por duas vergas, e, segundo uma reconstituição de Waltire, todos eles eram ligados por estes linteis, formando uma circunferência continua. Esse circulo de monólito é chamado de “Circulo de Sarsen” e mede 30m de diâmetro. Sua face superior é maior que sua base de modo a compensar o efeito de perspectiva, são segura; sobre pedras perpendiculares, por espigões e rebaixos, outras por juntas e encaixe. Obtendo um acabamento rustico todo feito com martelos de pedra.
Cromlech de Stonehenge recebe atualmente mais de 7000 de