Forno elétrico
Técnico em Eletromecânica
Forno Elétrico:
Arco Elétrico e Indução
Cubatão, 23 de Fevereiro de 2013
São Paulo, SP
Integrantes
Lucas da Silva Tavares
Marcelo Nazareth de Souza
Marcos Pereira Campos
Roberta Silva
Componente Curricular
MRG- Materiais
Professor
Marcio Vieira
Introdução
Por muito tempo a indústria fez utilização de fornos de fundição convencionais para produzir diferentes tipos de metais e ligas metálicas, como o conhecido autoforno, utilizado na produção do ferro gusa que posteriormente será transformado em aço. Mas esse tipo de forno tem suas limitações, como a grande quantidade de material combustível necessário para se realizar o processo de fundição, e o fato de não possuir uma alta precisão de regulagem de temperatura torna sua utilização inviável quando há a necessidade de produzir ligas de alta qualidade.
Para resolver esse e outros problemas, na década de 80 foi desenvolvido o forno de fundição à arco elétrico, que faz utilização da passagem de corrente elétrica como forma de geração de calor. Abordaremos por meio deste relatório de análise o que são, como funcionam e as aplicações industriais desse tipo de forno de fundição, que cada vez mais vem sendo utilizado na indústria.
Forno Elétrico
O que é?
Um forno elétrico é um tipo de forno industrial que usa uma corrente elétrica alternada para produzir calor. Estes equipamentos servem como uma alternativa para os altos fornos tradicionais, e desempenham um papel importante na produção de aço globalmente.
Características Gerais
Eficiência
O aquecimento elétrico obedece a uma inquestionável lei da física. O coeficiente de conversão da eletricidade em calor é de 100%, sendo exigido sempre para os demais combustíveis a presença de ar, o qual após ser aquecido expele gases perdendo