Forno elétrico
1 Índice
Introdução
Você conhece os fornos elétricos industriais, eles podem ser de 2 tipos:
•Por indução
•Arco
A indústria atualmente utiliza muito o aquecimento através de indução. Suas principais aplicações, no consumo de energia (este obviamente, depende da politica energética de cada país), etc.· | | campo metalúrgico são a fusão de metais e o tratamento térmico, a fim de se obter um material com características mecânicas especiais que não se pode obter em estado bruto de fundição, dentre as principais vantagens podemos citar a limpeza, a menor contaminação do material a ser fundido/tratado, o custo do Fornos elétricos de Indução
Princípio de funcionamento do forno de indução e seu sistema de controle.
O funcionamento dos fornos de indução baseia-se na indução eletromagnética.
Faraday estudou este fenômeno e concluiu que num condutor elétrico submetido a um fluxo magnético variável, surge uma f.e.m. quanto maior for à variação ΔΦ do fluxo. (Para que a variação do fluxo no tempo seja grande, é preciso que o fluxo Φ seja elevado e / ou que o tempo de variação Δt seja pequeno. Esta última condição corresponde a uma frequência elevada). Sendo muito usado para fusão de materiais condutores, formam-se nestes materiais correntes de Foucault (correntes induzidas em massas metálicas) que produzem grande elevação de temperatura. Se os materiais forem magnéticos, haverá também o fenômeno da histerese, que contribui para o aumento de temperatura.
O forno consiste basicamente num transformador com o secundário em curto-circuito e constituído apenas por uma espira. Um dos tipos de fornos é constituído por um transformador com núcleo de ferro e pode ser usado para a frequência da rede. Outros tipos não utilizam núcleo de ferro e podem ser usados para frequências mais altas.
Características físicas e técnicas do forno
Em principio o forno a indução é um transformador no qual o