Fornos Eletricos Industriais
O forno elétrico é um processo de obtenção do aço, que consiste em transformar o ferro gusa em aço, com adição de sucatas sem chamas oxidantes e sim transformando a energia elétrica em energia térmica.
Tipos de Fornos Elétricos Industriais
Forno de Arco Elétrico
Forno Elétrico de Indução
Forno de Arco Elétrico
Constituição:
É constituído por uma panela de seção circular, cujo fundo tem formato de calota. Esta panela é construída em chapa de aço cuja espessura varia de 19 m a 26 m e é revestida internamente por materiais refratários. O diâmetro da carcaça depende, naturalmente, da capacidade do forno e da profundidade do banho, a qual varia de 400 m para os fornos de 5tn, até 1000 m para os fornos de 120tn.
Funcionamento
Consiste na passagem de um arco elétrico, gerador de grande quantidade de calor entre um eletrodo de grafite ou carbono amorfo e a carga metálica. Assim há transmissão de calor diretamente para a carga, e a coluna do arco ainda irradia calor sobre o banho, a carga circunvizinha e sobre o refratário das paredes do forno. Uma grande vantagem deste forno, é que o arco elétrico se movimenta continuamente entre diversos pontos das extremidades dos eletrodos, a grande velocidade, transmitindo certa agitação ao banho, o que contribuiu para a redução de sobreaquecimentos localizados e para a homogeneização de temperatura e de composição química. Como o arco aquece o banho diretamente por cima, a escória, que flutua, torna-se bastante reativa e facilita a realização de operações metalúrgicas.
Partes Principais
Carcaça;
Abóboda refrigerada;
Eletrodos;
Cabos flexíveis;
Transformador;
Plataforma móvel;
Pista de suporte de basculamento;
Base de concreto armado;
Braço de sustentação da abóboda;
Bica de corrida;
Trilho do carro da panela.
Revestimento Refratário
O revestimento refratário do forno elétrico a arco direto, pode ser de natureza