formção docente
ALUNA: ROBERTA SOARES MACHADO BARBOSA.
DISCIPLINA: DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE.
PROFESSOR: ALEXANDRE SILVA.
Sertãozinho
2014
Formação Docente
Neste artigo sobre a formação docente elaborado por Cinthia Maria da Fontoura Messias, nos mostra que a formação docente não é apenas formar um professor em uma graduação, mas sim no seu dia a dia escolar, o professor deve se adaptar no seu convívio e na educação deve haver mudanças na formação dos professores. Ter a experiência como aluno, na vida escolar faz com que constitua a identidade profissional do professor. Na formação de professores adquire os objetivos principais da educação, sempre se adaptando a realidade da sociedade.
Em 1546 os professores brasileiros eram formados com a utilização de clássicos antigos visando os padrões da sociedade européia cristã era conhecida como a Companhia de Jesus. Nos meados de 1549 os jesuítas trouxeram consigo as escolas de preparo, especificando os professores juntamente com os valores cristãos alimentados em Portugal, infundiram cada instante da educação.
Por volta de 1759 na chagada do Marques de Pombal ouve uma mudança na educação denominada as Aulas Régias onde as seleções dos professores eram por meio de concursos, tinham motivação como aposentadoria e não era exigido do professor qualquer diploma. No final do século XVIII foi criado na Província do Rio de Janeiro pela Lei nº 10, de 1835, que determinava:
“Haverá na capital da Província uma escola normal para nela se habilitarem as pessoas que se destinarem ao magistério da instrução primaria e os professores atualmente existentes que não tiverem adquirido necessária instrução nas escolas de ensino mutuo na conformidade da lei de 15/10/1827”.
A República proclamada adotou o modelo político americano baseado no sistema presidencialista. Na organização escolar percebe-se influência da filosofia positivista. A Reforma de Benjamin Constant tinha