Formação docente
DESCRITIVO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE
Juliana Nasário Nascimento
Prof. Orientador Kelvia Bonatti
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 0286) – Estágio I
03/10/2012
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo descobrir quais são as motivações do professor no momento em que decide a metodologia a ser utilizada em sala de aula. No que ele se baseia na hora de elaborar o seu planejamento e qual método utilizado pelo mesmo. Para a composição do mesmo foi relatada a experiência docente do acadêmico e procedido à leitura das referências bibliográficas sobre a área de concentração do Estágio. Percebeu-se que através do planejamento e a partir dele á uma maior organização, e uma aula bem aplicada. A pesquisa realizada possibilitou conclusões como o planejamento é necessário e importante para que o professor possa estar sempre em dia com suas aulas e conclua-a com qualidade e capacidade de transmitir uma aula digna e correta.
Palavras-chave: Planejamento. Professor. Organização.
1 INTRODUÇÃO
Para o professor, o planejamento representa muito mais que um roteiro de aula ou uma enumeração de atividades desenvolvidas com a classe. Escrever sobre a prática faz pensar e refletir sobre cada decisão que foi ou será tomada permitindo melhorar o trabalho diário e adequá-lo as necessidades do aluno.
A cada dia não falta oportunidade para o professor colocar ideais no papel. Ao fazer planejamento ele pode antecipar o que pretende alcançar em sala de aula e pensar em como trabalhar com o grupo. Com o planejamento não corre o risco de o professor ficar improvisando.
“A educação, a escola e o ensino são os grandes meios quem o homem busca para poder realizar o seu projeto de vida. Portanto, cabe a escola e aos professore o dever de planejar a sua ação educativa para construir o seu bem viver. (MENEGOLLA & SANT’ANA, 2001,P.11)
A citação acima deixa