Trabalho De Geografia
Amanda Medeiros
Karla Wanessa Silva
Larissa Oliveira
Raiana Almeida
Tayná Ribeiro
FORMÇAO DO POVO BRASILEIRO
ESCOLAS GEOGRAFICAS
Salvador BA
2015
Amanda Medeiros
Karla Wanessa Silva
Larissa Oliveira
Raiana Almeida
Tayná Ribeiro
FORMÇAO DO POVO BRASILEIRO
ESCALAS GEOGRAFICAS
Pesquisa apresentada pelas acadêmicas, Amanda Medeiros, Larissa, Karla Wanessa, Rayanna Almeida, Tayná Ribeiro com exigências do docente Manoel como aprovação da disciplina de Geografia.
Orientador: Manuel
Salvador BA
2015
Sumário
Determinismo 3
Possibilismo 3
Questão 01 4
Processo de Formação Do Povo 5
Questão 02 6
Referencia Bibliográfica 7
Determinismo É a concepção segundo a qual o meio ambiente define ou influencia fortemente a fisiologia e a psicologia humana, de modo que seria possível explicar a história dos povos em função das relações de causa e efeito que se estabeleceriam na interação natureza/homem. Mas, como esse tipo de pensamento já existe desde a Antiguidade Clássica, o mais correto é designá-lo pela expressão determinismo ambiental, posto que a geografia só se constituísse como ciência no século XIX.
No processo de formação da geografia científica, o determinismo ambiental foi utilizado como perspectiva teórico-metodológica, de início, por alguns seguidores de Friedrich Ratzel, o que acabou por lhe render a fama imerecida de "pai do determinismo geográfico". Mas a verdade é que esses seguidores simplificaram e exageraram a visão de Ratzel sobre as influências do ambiente sobre a história até o ponto de distorcê-la.
.
Possibilismo
É conhecida também como escola "possibilita", foi criada por Paul Vidal de La Blache e acreditava na possibilidade de haver influências recíprocas entre o homem e o meio natural. Ela traz o termo possibilismo, que foi elaborado pelo historiador