GEST O ESTRATEGICA
Antigamente as pessoas não tinham tanto valor dentro da organização pois os gerentes tinha como prioridade a lucratividade, se você não estivesse apto para exercer uma determinada função eles simplesmente te substituíam. Hoje ainda é possível notar este comportamento em algumas empresas que levam em consideração suas necessidades, onde gera grandes problemas. As instituições não funcionam sozinhas, os cargos não tem vida própria, equipes, empresas, corporações são resultado de um trabalho de um grupo de pessoas. Empresas não tem sucesso, pessoas sim.
Devido a alta rotatividade de funcionários, hoje o cenário é outro com a valorização do individuo como parte integrante e atuante do processo, gera uma parceria de sucesso e bons negócios.
Com o mercado de trabalho competitivo, englobam muitos fatores influentes como a tecnologia, investimentos de processos e pessoas, grandes orçamentos, dentre outros. Fatores estes que auxiliam para o crescimento de qualquer organização. O papel do líder neste processo é fundamental para o auxilio do funcionário ao objetivo desejado, além de sua importância de sua participação, saber a opinião para melhoria de processos internos ou ate mesmo implantação de novos.
A empresa é um organismo vivo e as pessoas que nela estão inseridas é que promovem as transformações e potencializam a empresa a tomar as decisões necessárias em direção ao sucesso.
A Gestão Estratégica é uma forma de gerir toda uma organização, com foco em ações estratégicas em todas as áreas. Com o aumento da pressão por resultados, as empresas estão focando neste processo para um acompanhamento sistemático em busca da obtenção dos resultados duradouros. Este processo seria pode ser implantado, visto como a visão da empresa e suas melhorias até o alcance do objetivo, tais como: o portfólio de produtos, ações de mudanças, vulnerabilidade às ameaças existentes, quantidade de recursos estratégicos disponíveis e projetos futuros. Sendo assim para uma