Formação e Correntes da Sociologia do Direito
FACULDADE MARTHA FALCÃO - FMF
CURSO DE DIREITO
FORMAÇÃO E CORRENTES DA SOCIOLOGIA DO DIREITO
MANAUS
2013
DEIVID LEANDRO NASCIMENTO DE ARAÚJO
FORMAÇÃO E CORRENTES DA SOCIOLOGIA DO DIREITO
Trabalho de aproveitamento para a disciplina Sociologia do Direito, ministrada pela Profº Aquiles Santos Pinheiro no segundo período do Curso de Direito na Faculdade Martha Falcão. Turma 2PDV01, Turno vespertino.
MANAUS
2013
SALDANHA, Nelson. Formação e Correntes da Sociologia do Direito. In.:______. Sociologia do Direito. 2º Ed. São Paulo: Ática, 1995. p. 25-32.
CAPÍTULO II – Formação e Correntes da Sociologia do Direito (p. 25 – 32).
Ideias transcritas
Comentário
“[...] a Sociologia do Direito é uma das sociologias especiais, [...]” (p. 25).
Dentre os diversos ramos da Sociologia, existe a Sociologia do Direito. Como a própria Sociologia, esse ramo foi crescendo e se desenvolvendo a partir do surgimento da sociedade capitalista.
“Platão, como se sabe, foi um filósofo imantado pelo tema da justiça, tendo estruturado sobre ele a grande e exemplar utopia de sua Politeia (a República) e depois uma reformação mais concessiva à realidade em Nomoi (As leis) tendo, por outro lado, contribuído para a teoria das formas de governo e suas cíclicas mudanças e para o estudo da estratificação social.” (p. 26).
Platão foi um filósofo altamente ligado ao tema da justiça. Grandes foram suas colaborações que antecederam a formação da Sociologia do Direito. Ele contribuiu com sua teoria das formas de governo e suas cíclicas mudanças e para o estudo da estratificação social.
“Já Aristóteles, sempre mais preso aos fatos por método e mais inclinado ao equilíbrio por doutrina, estudou concreta e comparativamente instituições de várias cidades, fez algo de psicologia social e de ciência dos costumes, e construiu o seu livro sobre a política com uma