Formação social, econômica e política do brasil
PROFESSOR(A) Maria Clotilde Pires Bastos
1
2
Abordaremos nestes slides o processo de transformação da Era Vargas até os dias atuais e também mostraremos como era a vida da sociedade civil nas mãos das autoridades da época. Demonstraremos que a desigualdade social vem sendo tratada com preconceito desde do século passado. E poderá ser vistas as mudanças e o aumento de novas tecnologias.
3
Com a derrota de Napoleão em 1815 os artista neoclássicos perderam sua principal fonte de renda.Foi convidado a integrar a uma missão de artistas franceses.A pedido de Dom João VI escolheu o Brasil e embarcou no dia 22 de janeiro 1816, sua chegada coincidiu com a morte da rainha de Portugal D.Maria I foi incumbido de retratar o funeral e o aclame do novo monarca da corte. Debret relatava o cotidiano do brasileiros através da arte.A formação do Brasil se deu através de vários fatos históricos.Como mostra a figura ao lado o caçador de escravos,que nesse época servia a realeza.
4
Debret queria mostrar aos leitores - em especial europeus - um modo diferente com uma simples visão de um país exótico e interessante apenas do ponto de vista da história natural. Mais do que isso, tentou criar uma obra histórica; mostrar com detalhes e minuciosos cuidados a formação especialmente no sentido cultural do povo e da nação brasileira; procurou resgatar particularidades do país e do povo, na tentativa de representar e preservar o passado do povo, não se limitando apenas a questões políticas, mas também a religião, cultura e costumes dos homens no Brasil.
5
Debret contribui e muito tanta na questão histórica, como na cultural e social sua obras não relatavam somente a corte,relatava o cotidiano de todos brasileiros,desde escravos passando pelos seu castigos, o dia a dia dos trabalhadores e riqueza da corte. Ele relatou cada passo da historia com propriedade e clareza. Mostrando através das telas a