Formação social, econômica e política do brasil
FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
TEMA 1 – O PERÍODO COLONIAL: ESTRUTURA ECONÔMICA POLÍTICA E SOCIAL
Segundo o historiador Boris Fausto, “o Brasil não foi descoberto nem achado, na realidade esta era uma terra ocupada pelos índios”. Inevitavelmente, todos nós falamos que o Brasil foi ‘descoberto’ pelos portugueses por termos aprendido desta maneira na escola, porém se pensarmos melhor é possível ver que cronologicamente foram os espanhóis que descobriram o Brasil socialmente.
Logo com a chegada dos portugueses, a coroa tentou estabelecer uma aliança com os índios, no intuito de proteger ‘a Terra de Vera Cruz’ das investidas de outras metrópoles, comprando os índios com objetos estranhos a eles, como as próprias roupas, em troca das riquezas que o Brasil oferecia.
Porém a história do relacionamento entre índios e portugueses foi trágica; os índios foram expulsos das terras que ocupavam, foram escravizados nos primeiros tempos da colônia e milhares deles morreram vítimas de doenças trazidas pelos portugueses.
O fato dos índios serem frágeis em relação às doenças européias foi um dos motivos para a não-implantação de um sistema escravocrata e de tráfico de índios na América Portuguesa. A alta mortandade indígena representava grandes prejuízos a traficantes e proprietários, que acabavam por preferir africanos.
Diante deste fato, a formação da sociedade brasileira foi feita através de várias etnias diferentes, como índios, portugueses, africanos e mais tarde japoneses, espanhóis, italianos, dentre outras nações; formando assim uma interminável miscigenação.
Hoje em dia os índios vivem juntamente com os ‘brancos’, porém há um órgão específico chamado FUNAI – Fundação Nacional do Índio – que protege as comunidades indígenas para que não se percam os