Formação profissional e democratização do conhecimento científico e tecnológico.
O presente artigo trata da formação do Pedagogo e sua atuação para a democratização do conhecimento científico e tecnológico, diante da necessidade de repensar as práticas pedagógicas que por muito tempo distanciaram a ciência do cotidiano, tornando-a um saber complexo, quase inatingível e para poucos. Sabe-se, porém, que o acesso ao conhecimento científico está diretamente relacionado à plena realização e integração social do ser humano já que no mundo contemporâneo tal acesso pode significar produtividade e cidadania de um povo. Sendo assim, é necessário repensar as práticas escolares para compreender a importância do desenvolvimento científico para um país na busca por promover melhorias na qualidade de vida estabelecendo novas relações do homem com o mundo que o cerca.
PALAVRAS–CHAVE: Pedagogia, Ciências, Tecnologia, Metodologias de Ensino.
Este artigo apresenta o trabalho desenvolvido a partir de estudos realizados com graduandos do curso de Pedagogia, iniciado em junho de 2009 e que deverá continuar a ser realizado nos próximos anos devido a sua importância para a formação dos futuros Pedagogos, bem como para a análise e reflexão da prática de professores da rede municipal e estadual no município de Itaberaba.
As leituras, discussões e análises de textos integraram o cronograma de atividades do componente curricular Metodologia do Ensino de Ciências da Natureza, oferecida ao 7º semestre 2009.1, de onde partiram os estudos teóricos a respeito do conhecimento e do ensino de ciências para a formação do Pedagogo. Daí o nascedouro da proposta que foi apresentada à comunidade de Itaberaba e região, uma vez que há uma crescente necessidade de disseminação de descobertas e estudos referentes ao conhecimento científico, para o desenvolvimento de teorias e práticas que tornem mais significativos os processos de ensino e aprendizagem tanto para alunos quanto para professores.
Isso possibilitou um aprofundamento dos estudos