A escola clássica: a administração científica
A ESCOLA CLÁSSICA: A ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
ALCINDO MONTEIRO
INTRODUÇÃO
Este trabalho Científico tem como objetivo, apresentar através das obras dos autores Idalberto Chiavenato, e Fernando C. Prestess Motta apresentar a enorme contribuição que o pai da administração científica Frederick Winslow Taylor teve juntamente com seus seguidores em relação a revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial de sua época. Pois seus estudos estavam voltados basicamente para eliminação do desperdício na elevação dos níves de produtividade através da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.
Veremos ainda nesta síntese o personagem Taylor, seus períodos, os primeiros estudos desenvolvidos por Taylor, a sua visão da administração como ciência em relação a organização, a racionalização do trabalho, o estudo dos tempos e movimentos, a divisão do trabalho e a especialização dos operários, os princípios, a padronização, as condições de trabalho, a supervisão funcional e a inda a crítica em relação as técnicas e métodos utilizados por Taylor nas indústrias.
Veremos também um pouco da historia do engenheiro Henry Ford, fundador da Ford Motor Company e o primeiro empresário a aplicar a montagem em série de forma a produzir em massa automóveis em menos tempo e a um baixo custo. Veremos sua forma de trabalho com os operários, seus sistema pagamento e bonificação, seus problemas decorrente da produção de único modelo, além da falta de espaço para inovação e adptação ao mercado fazendo com mesmo perde-se espaço para um concorrente de peso que esta forte no mercado até mesmo nos dias atuais.
1 O PERSONAGEM TAYLOR
Frederick Winslow Taylor (1856-1915) nasceu em Filadélfia, nos Estados Unidos. Veio de uma família Quaker de princípios rígidos e foi educado de uma mentalidade de disciplina, devoção ao trabalho e poupança. Foi o fundador da Administração Científica, utilizou-se de