Formação Professores Artes
O desenvolvimento dos sistemas de comunicação via internet favoreceram e muito o ensino a distância e seus métodos de aprendizagem. Antes da disseminação da internet a interatividade era pouca entre professor e educando, e em muitos cursos a distância o educando apenas recebia o material em casa, ou através de meio audiovisual e não tinha contato com quem pudesse lhe orientar ou com outras pessoas que estavam fazendo o mesmo curso.
Com o avanço da comunicação via web fez-se possível uma comunicação em tempo real a distâncias inimagináveis. Esta tecnologia logo passou a ser utilizada também no ensino à distância a fim de superar os problemas de comunicação e otimizar a aprendizagem.
Surgiram assim os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) que através de seus inúmeros recursos aproximam e melhoram a comunicação entre o professor e o aluno, e também permitem a comunicação de alunos entre si e em grupo. Os AVA também possibilitaram aos alunos terem mais autonomia no ensino, na administração de seu tempo e local de estudo. Hoje um aluno pode estar em outro continente e conversar com seu tutor através dos recursos desenvolvidos nos AVA, sanando suas dúvidas, estudando os conteúdos e até mesmo enviando suas avaliações e atividades.
Se antes o EAD só podia ser efetuado através de módulos enviados via correio por meio escrito e/ou audiovisual, ou de programas com horário fixo na televisão (como telecursos) hoje as possibilidades pedagógicas trazidas pelo uso dos AVA multiplicaram as possibilidades pedagógicas no EAD.
Com o uso de programas especialmente feitos para os AVA, como Moodle, aqui utilizado, passaram a ser inúmeras as possibilidades pedagógicas no EAD. É obvio que a leitura de textos continua sendo a base fundamental no processo ensino-aprendizagem, mas esta vem sendo incrementada com fóruns de discussão, e-mails, matérias audiovisuais que podem ser postados nos AVA.
Contudo a